quinta-feira, 28 de abril de 2011

Horta doméstica




Muitas vezes gostaríamos de poder plantar aquelas plantinhas que dão um ótimo tempero na cozinha, mas não temos terreno para isso. É um engano... os temperos são muito fáceis de cultivar em vasos ou jardineiras e crescem rapidamente, por exemplo:
cebolinha - alecrim- menta - salsa - hortelã - pimenta -manjericão - coentro etc.
Estamos falando daqueles vasinhos de temperos cheirosos que você pode ter em algum espaço de sua cozinha, ou da área de serviço.
Além de proporcionar aquele sabor todo especial aos seus pratos, ainda decora o ambiente...
Em vasinhos plásticos ou pequenas jardineiras, com terra boa, e luminosidade você terá seus temperos favoritos ... à mão.
Solo: O ideal é 1/3 de terra boa, 1/3 de areia e 1/3 de composto orgânico.
Luminosidade: Só se desenvolve bem quando plantada sob sol pleno.
Plantio:A distância ideal entre as mudas é de 20 cm. Se for em vaso pequeno não mais de 2 mudas p/ vaso.
Rega:As regas vão depender de cada espécie.
E....Boa colheita!!!
Guto

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Como montar uma jardineira

Cubra o fundo da jardineira com 3cm de argila expandida para favorecer a drenagem(cacos de cerâmica ou cascalho podem substituir a argila).Prepare uma mistura de solo com três partes iguais de terra vegetal,areia e húmus.Espalhe essa mistura sobre a argila mantendo 2,5cm da borda da jardineira.
Escolhendo as espécies:
Em janelas de apartamento e sacadas, por exemplo, os grandes efeitos são dados por plantas pendentes. Onde há bastante incidência de luz solar, pode-se optar por gerânios pendentes que se mantém floridos praticamente o ano todo,petúnias, begônias, trepadeira-africana e verbena trepadeira . Dessas plantas, a begônia é a que melhor se adapta em locais à meia-sombra.
Plantando:
Pressione ligeiramente a superfície da terra, antes de colocar as mudas. Lembre-se de manter um espaço entre elas, para que possam se desenvolver sem ficarem aglomeradas. Coloque um pouco mais da mistura de terra para uniformizar a superfície e regue ligeiramente. Lembre-se de adubar as plantas quinzenalmente na primavera/verão e mensalmente no outono/inverno.
Um abraço.Guto