sexta-feira, 30 de março de 2012

Dicas para o outono

Folhagem
Algumas plantas perdem suas folhas no período mais frio do ano, são as decíduas. Estas embora com coloridos bonito no outono, devem ser plantadas longe de piscinas. Não abusar da mistura de árvores, arbustos e herbáceas com folhas avermelhadas, cinzentas ou matizadas com cremes e amarelos ou o jardim pode ficar "carregado".


Perfume
Um jardim pode ser rico em aromas de janeiro a dezembro. A acácia mimosa no inverno, a gardênia na primavera, o jasmim do imperador no verão e o jasmim-laranja no outono.

Com o final do verão e a diminuição do calor, a quantidade de água das regas deve ser diminuída, pois a evaporação no outono é menor. Por outro lado, as plantas estarão entrando num período no qual as chuvas diminuem e o solo passa a ficar mais ressecado. Uma ótima medida é aproveitar para incorporar à terra elementos com ação hidrorretentora, ou seja, que absorvem e mantém a umidade na quantidade certa. O mais recomendado é o húmus de minhoca que além de cumprir essa função ainda contém bons nutrientes para as plantas.

Um grande abraço e até a próxima.
Guto.